Você está conectada com as pessoas em sua volta?

heart-387972_1280

 

Você está conectada? Você me dirá “claro que sim tenho facebook, whatsApp, Instragam, Linkedin, então estou sim conectada.”

Bom, você tem razão, porém neste momento não falo de conexão tecnológica.  A tecnologia criou uma situação um tanto inusitada, ao mesmo tempo que ela aproxima as pessoas, ela permite que nos afastemos daquelas que convivemos no dia-a-dia. E outra coisa que precisamos ficar cientes é que as conexões online são, muitas vezes, superficiais.

Sabemos que precisamos das duas formas de conexões, por causa de trabalho, ou amigos e familiares distantes.

O desafio é cuidar para que as duas sejam saudáveis.

Falaremos hoje sobre a conexão no mundo offline – na nossa casa, trabalho, faculdade, enfim com pessoas de carne e osso diante de nós.

 

Ah, os amigos. Ah, o amor.

Algo muito saudável e que contribui para uma vida feliz e realizada são as amizades. Ter amigos verdadeiros com que dividir a vida, os dramas e as alegrias é tão importante quanto o trabalho que realizamos ou o dinheiro que ganhamos.

Os relacionamentos intimos também tem um papel fundamental na nossa felicidade e satisfação. Verdadeiro e intenso faz uma mulher se sentir viva e realizada.

Os psicólogos descobriram que os 10% das pessoas mais felizes no mundo tem uma coisa em comum: todas elas tem uma vida social intensa, satisfatória e relacionamentos íntimos estáveis e consistentes.

Bem, para entrar nesta seleta lista você já percebeu que terá que melhorar ou fortalecer suas conexões, certo?

Porém, vai aqui um alerta, o mesmo sistema (nosso super cérebro) que diz que as relações verdadeiras de amizades e amor são indispensáveis para uma vida plena, também nos coloca da cilada de manter relacionamentos destrutivos e amigos interesseiros e egoístas. Há mulheres dispostas a fazer quase tudo para não encarar a solidão. Só que esse caminho não levará a felicidade.

 

Porque a conexão é importante

 

A necessidade de estar com outras pessoas mantem a raça humana ainda por aqui. Pela necessidade de estarmos com outros, não nos isolamos e isso nos manter em segurança, na maior parte do tempo. E também se perpetua a especie através do sexo. Quando estamos em grupos aprendemos mais rápido. temos a necessidade de desenvolver culturas e ensiná-las para os nossos filhos, netos, enfim. A arte de todas as formas foi feita para ser apreciada por outros e cria conexões com que as admiram. Se não quiséssemos compartilhar coisas não existiriam o facebook, whatsApp e outros muitos meios de conexão 24 horas, 7 dias por semana.

Porém, vale lembrar que nem tudo são flores, a individualidade e valores diferentes dos outros podem criar atritos nos nossos relacionamentos. Quando alguém questiona o que consideramos importantes ou como vemos as coisas, entramos num modo defensivo. E quanto mais defensivas nos sentimos mais queremos exercer nossa voz, impor pensamentos, sentimentos, padrões. Isso pode levar a compreensão ou ao conflito.

 

O desafio

 

O desafio nos nossos relacionamentos é aprender a entender e comunicar nossas necessidades de independência em relacionamentos que dependem um do outro, que são interdependentes. E também de aprender a honrar a individualidade uns dos outros a medida que o relacionamento vai se estreitando.

Afinal, a maioria das coisas que nos colocam em apuro nas relações – criticas, defesa, competição, discussões- surge de uma falta de compreensão, aceitação ou reconhecimento da singularidade e individualidade de cada um.

O esforço de fortalecer nossas relações vale a pena porque uma vida de conquista, energia, felicidade só compensa se tivermos com quem compartilhar essas coisas.

A conexão e o amor deve ser a base de sua vida.

Defina e crie seus relacionamentos ideais

Há quatro tipos de relacionamentos que abordaremos aqui: família, amigos, amores e colegas.

Para começar responda as seguintes perguntas:

1- O que define uma relação familiar feliz e profundamente conectada, na sua opinião?

  O que você teria que fazer para melhorar e aprofundar os relacionamentos com seus familiares?

 

2- O que define uma amizade feliz e profundamente conectada, na sua opinião?

 O que você deveria fazer para melhorar e aprofundar os relacionamentos com seus amigos?

 

3- O que define uma relação íntima feliz e profundamente conectada, na sua opinião?

  O que você deveria fazer para melhorar e aprofundar o seu relacionamento íntimo?

 

4- O que define uma relação entre colegas/colegas de trabalho feliz e profundamente conectada, na sua opinião?

  O que você teria que fazer para melhorar e aprofundar os relacionamentos que tem com as pessoas nessa área?

 

Responda essas perguntas para assim definir o que você quer nos seus relacionamentos e para que trabalhe para transformar em realidade. É uma atividade simples que pode levar a resultados fortes se for levada a sério.

 

Agora vamos para uma segunda etapa desse exercício.

 

Pense em compartilhar com os outros como o relacionamento ideal com eles seria. Eles sabendo poderão ter mais chances de se conectar com você da forma que idealizou. E você deverá, claro, pedir que digam como eles acreditam ser um relacionamento ideal com você.

É muito simples. Pergunte o que os ajudaria a se sentirem mais ligados com você, mais próximo de você. Tende fazer isso sem julgamento, ok? E quando perguntar esteja realmente disposta a fazer o melhor para que seu objetivo seja atingido.

 

 

silhouette-820479_1280

A comunicação eficaz certamente incluir aqueles que amamos e que estão próximos de nós. E que achamos, por estarem próximos não precisamos de esforço pra nos conectar.

Doce engano. Ás vezes, são esses que sente mais nossa falta.

Trabalhe sempre para manter suas relações aconchegas e próximas e jamais se arrependerá do que tem na vida.

Cadastre-se Aqui e Receba Gratuitamente Em Seu E-mail as Atualizações do Blog!

Responsive image

Edvania Santos


Coach Feminino que Acredita Num Mundo com Mulheres Super Confiantes Capazes de Demonstrar Seu Grande Potencial.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *