Por que ter planos aumenta a sua confiança?

7c164e3b-8ab9-4849-b997-2d443513a63c

Você já parou para pensar em como você é única? Sério!!!

Deixa eu te explicar melhor: ninguém terá um rosto exatamente como o seu e nem um corpo também. Ninguém viverá exatamente as mesmas experiências, as mesmas dores, os mesmos amores. Ninguém será tão importante na vida dos seus pais, dos seus filhos, dos seus amigos como você é e da forma como é. O jeito que sorri, que se entusiasma, que chora jamais será feito exatamente igual por qualquer outra pessoa no universo inteiro, não importa quanto tempo passe.   

Única.

É o que você é.

E ser única é extremamente incrível e poderoso. Isso significa que você também tem uma missão na vida que ninguém mais poderá cumprir por você.

Você está perdida na vida sem saber o que fazer por simples e pura falta de planejamento? Está vivendo o famoso refrão do samba “deixa a vida me levar”?

Isso não me parece bom. E para você, parece?   

Eu tenho que te dizer que VOCÊ é a única representante de seus sonhos em toda terra.

E se você não trabalhar para realizar os seus sonhos, irá trabalhar para realizar os sonhos de outros. Triste verdade essa, eu sei.

Estudos em psicologia de desempenho pessoal mostram que pessoas que tem planos para sua vida são mais felizes e bem-sucedidas do que aquelas que não o tem.

E preciso citar o que isso pode fazer por sua confiança. Você sentirá que está no controle, que sabe o está fazendo. Isso será formidável para o tipo de mulher que você merecer ser.

Ter confiança é ter credibilidade própria. Você sabe do seu valor e sabe do que é capaz.

A confiança é formada de sucesso a sucesso, pequenos ou grandes, não importa.

E quanto você tem metas e as cumpri o resultado é que terá mais confiança do que quanto entrou na empreitada.

Plano de vida

Estando ciente da importância de saber o que quer, que tal começar a planejar  o seu futuro? Quais são os seus planos?

Comece analisando onde está hoje.

Após analisar a atual situação, pense aonde você deseja ir, o que quer fazer e acima de tudo que pessoa você desejar ser.

Talvez deseja comprar uma casa, fazer uma viagem internacional com toda a família ou abrir um negócio. Queira ser mais confiante, melhorar sua liderança, falar em público.

Em vez de pensar no todo, divida o seu objetivo em pequenas metas.

Faça planos para daqui 1 ano, 5 anos e 10 anos. Ou talvez prefira 6 meses, 1 ano, 3 anos. Enfim, você define.

Faça como for mais prático, lógico e agradável para você.

Outra dica ótima é ter também um planejamento diário. Poderá fazer esse planejamento no domingo ou na segunda-feira de manhã já para toda a sua semana.

A mágica disso é que você aos poucos irá construindo o futuro que detalhou antes.

Tenha consciência de uma coisa. Talvez não consiga seguir seu plano a risca. Isso não é motivo de desânimo. Certamente terá que ajustar a rota durante o percurso e espero que faça isso.     

         Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha.

Ao agir pode ser que perceba que as coisas não são como pensava. Então, ajuste. Modifique. Adapte. Mude o plano. Mude você.

Como diz a música é caminhando que se faz o caminho.

O fato é que fará muito mais do que se não tivesse feito nada.

As metas mudam construtivamente a vida das pessoas, dando sentido, objetivo e uma visão mais positiva e apaixonante.

Você acorda por um porque definido.

Defina qual é a sua meta

É aqui que muita gente para. E é aqui que muitas pessoas procuram um coach, para ajudá-las a conhecer os seus valores, missão e objetivos e então traçar um caminho até onde quer chegar.

Vou tentar ajudá-la a fazer isso aqui, ok?

Faça as seguintes perguntas:

  • Pense no que escolheu como meta. É algo que realmente quer ou é algo que deveria querer porque os outros dizem isso?
  • Pensando nos seus valores ou princípios, a meta escolhida está totalmente em harmonia com eles?
  • Acredito que ela é possível para você? Pode honestamente realizá-la?
  • Isso a tornará uma pessoa melhor? Gosta de como se vê?
  • Pode visualizar com detalhes todo o processo? Isso te dá satisfação?

Se disser sim a todas as essas perguntas, parabéns! Poderá seguir a diante.

Se disser não, precisa encontrar o que realmente faz seu coração pulsar. O processo de coaching pode ser o que precisa.

Seguindo, agora você terá que planejar a sua ação, os passos que terá que dar para ir até o seu objetivo.

A primeira coisa que fará é determinar uma data exata para conclusão do seu plano.

Depois irá diluir os passos a partir de seu planejamento até a data de conclusão.

Meta SMART

Muitos usam uma ferramenta chamada SMART para esse planejamento. É uma forma muito inteligente de se planejar em 5 passos para fazer o que precisa ser feito.

Abaixo tem um modelo que poderá copiar. Vou te explicar resumidamente como poderá usá-la.

SMART é um acrônimo e seu significado e explicação você lerá a seguir.SMART

 

S – Especificar: Especifique o deseja realizar. Coloque detalhes. Ex. se deseja comprar uma casa, coloque o valor que quer pagar, quantos cômodos a casa terá, qual cor será pintada. Será financiada ou paga à vista? Por quanto tempo? Quem vai ajudar?

M– Mensurar: Como você vai controlar o seu projeto? Como poderá medir que a sua meta está sendo cumprida? No exemplo da casa, talvez queira juntar dinheiro, então o extrato do banco pode ser usado para mensurar juntamente com uma planilha de controle mensal de seus gastos. Enfim, você decide como “medir” o progresso de sua meta.

A– Alcançar: Como você vai cumprir seu objetivo? Quais são os passos que precisará dar? Ex. Como você vai lidar com o orçamento da casa para reservar dinheiro para casa nova? Precisará de um novo emprego, um novo cargo? Venderá algo para complementar o valor?

Cuidado aqui. Respeito seus recursos e talentos. Inclua algo realmente possível. Mas também não crie um caminho muito fácil. Descubra um meio termo que não irá destruir o seu sonho.

R-Relevante: Aqui está o real motivo de querer cumprir a meta feita. O seu por quê. O que está por trás da compra da casa. Por exemplo: Eu quero dar um lar para minha família. Eu quero sair do aluguel para ter tranquilidade na velhice. Eu quero presentear minha mãe, pois essa casa é o sonho dela. Eu quero deixar para meus filhos. Enfim, descubra o que está por trás do que quer.

Será por esse motivo que você lutará para realizar. Então, gaste o tempo quer for para encontrá-lo.

E por fim…

T-Tempo: Quanto tempo levará para você cumprir seu objetivo? Seis meses? Um ano? Cinco anos? Coloque uma data para o início e outra data para o cumprimento da meta. Escolha as datas que tenha importância para você. Assim a conclusão do objetivo terá um sabor melhor.

Atenção: Não pense que isso é perda de tempo. Escreva seu objetivo detalhadamente e o reveja periodicamente para reajuste e fazer as atualizações. O ideal é que tenha ele perto de você e o visualize antes de dormir.

É muito bom que a última visualização do dia seja algo positivo. Se forem os seus sonhos com data marcada melhor ainda, não acha?

Por que escrever?

Você talvez esteja pensando: Ah, mas eu sei o que quero para minha vida, não preciso escrever…

Não se engane. Você precisa dos detalhes, precisa relembrar regularmente do que precisa para seu sucesso.

Você sabia que a nossa visão é responsável por 87% da nossa percepção sensorial total? Ao redigir seu plano no papel o plano ficará gravado no seu subconsciente mais profundamente do que quando você só pensa nele.

Sempre planeje

Faça também um plano de crescimento contínuo, com um prazo mais elevado. Coloque nele o que deseja fazer nos próximos anos: uma nova visão espiritual e emocional da vida, um novo emprego ou carreira, novos amigos, lugares que quer conhecer, uma família, um padrão de vida elevado.

Pensem em 6 áreas de sua vida que precisam de uma manutenção  planejada.

Aqui você consegue acessar uma ferramenta de coaching para ajudá-la a avaliar 12 áreas, dessas 12 áreas escolhas 3 que precisam de melhorias e crie planos para elas.

Roda-da-vida

Não pare de planejar.

Mas lembre-se da frase:

 

     A vida é aquilo que acontece enquanto você fica fazendo planos.

 

O AGORA é o único momento que existe. Ainda que mentalmente vivemos em um passado que não existe mais e num futuro pelo qual ansiamos ou tememos.

Espero o futuro se tornar o PRESENTE. Essa é a beleza da vida – temos um presente diário, que pode ser facilmente desperdiçado. Não quero que faça isso.

As realizações dos seus sonhos darão sentido a sua vida. Para ter os sonhos realizados você precisa planejar. E ao fazer isso não pode deixar de viver o presente, ok?

Seja discreta

Num mundo perfeito todos ficariam felizes com o nosso sucesso e progresso, certo? Sim, só que não vivemos num mundo assim, infelizmente.

Ás vezes, para validar nossos sonhos e objetivos nós contamos para algumas pessoas o que queremos fazer. E o que acontece? Elas nos desanimam e tentar nos dissuadir.

Dessa vez você manterá a discrição.

Primeiro, porque você dissipa uma energia importante e valiosa que deve ser usada para concluir seu objetivo.

Segundo, porque irá despertar a oposição daqueles que deseja te controlar.

E terceiro, porque elas não gostam de ver ninguém ter mais ou se sair melhor do que elas e farão o que puderem para manter você na mediocridade com elas.

Então, a menos que compartilhe o objetivo com outra pessoa, o mantenha guardado para você.

 Redhead peasant girl with bicycle on wheat field.

Resumo:

# Você é maravilhosamente única.

# Oficialmente é também a única representante de seus sonhos na terra.

# Defina o que quer da vida e que tipo de pessoa quer ser.

# Faça a Meta SMART.

# Planeje a sua vida para os próximos anos e atualize sempre seus planos.

# Mantenha total discrição.

 

Seja muito feliz, confiante e dona do seu destino. 

A autoconfiança é construída por meio de expectativas positivas. E planejar a vida como quer certamente é de uma ajuda inestimável.

Então, você já tem seus planos?

 

Cadastre-se Aqui e Receba Gratuitamente Em Seu E-mail as Atualizações do Blog!

Responsive image

Edvania Santos


Coach Feminino que Acredita Num Mundo com Mulheres Super Confiantes Capazes de Demonstrar Seu Grande Potencial.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *