Desligue o piloto automático de suas emoções e tome o controle

saia do piloto automático e tome a controle

Você se lembra quando aprendeu a andar de bicicleta, a dirigir ou a nadar? Era terrível não era? Aqueles pensamentos que “essa é a coisa mais difícil do mundo” e lembrar de tudo que tem de fazer para ser eficiente e além de tudo isso ainda tinha que respirar. Era por demais complexo.

Bem, a medida que o tempo passou e você foi praticando e tudo ficou mais fácil até que se tornou automático, agora você não precisa mais ficar preocupada se tiver que parar o carro e engatar a primeira marcha (se você dirige sabe do que estou falando).  

Você sabe o que fazer sem precisar pensar no que fazer.

A expressão “piloto automático” descreve um estado da mente na qual a pessoa age sem uma intenção consciente ou sem a consciência da percepção sensorial do momento presente.

Muitas coisas fazemos no piloto automático como comer e atender o telefone. O funcionamento automático oferece muitas vantagens. A primeira é a rapidez na execução.

O modo automático nos permite empreender várias ações simultâneas e memorizar processos complexos como andar de bicicleta e dirigir um carro.

Porém, ele também traz desvantagens.

Lembre-se de um  dia em que você já acordou de mau humor e foi automaticamente levada a expressar emoções, julgamentos e até comportamentos negativos pra si mesma e pra outros.

Outro exemplo é quando algum faz um comentário que você não gostou no trabalho como dizer que você está sempre com TPM ou chega sempre depois do horário. Ao lembrar da pessoa você não consegue deixar de se sentir irritada mesmo antes de chegar no trabalho, dá bom dia com certa frieza, evita almoçar com ela e qualquer tipo de convívio mais próximo. Muitas vezes você nem se lembra o porque da sua irritação.

Porque sua emoção está no piloto automático.

O piloto automático nos conduz a repetir velhos hábitos que nem sempre são úteis.

Podemos reagir ao estresse com agressividade ou deixamos de nos comunicar com entes queridos.

Com este tipo de funcionamento, perdemos a liberdade de optar pela resposta mais adequada a situação.

O problema é que ter emoções no piloto automático pode afetar seriamente as nossas relações. Situações que poderiam ser facilmente resolvidas ficam altamente estremecidas por darmos direção a um sistema que funciona muito bem em atividades que repetiremos muitas vezes na vida.

Quando lidamos com seres vivos (sim, até os bichinhos e plantas podem sofrer) precisamos ter a capacidade de avaliar cada situação como são – únicas.

Se conheça mais e ficará cada vez mais consciente de suas emoções.

 

Reflita:

Existe alguma emoção que coloquei no piloto automático? O que posso fazer a respeito?

 

[No fim do dia] Seu eu pudesse viver o dia de hoje novamente o que eu repetiria? O que eu não faria novamente?

 

 

Cadastre-se Aqui e Receba Gratuitamente Em Seu E-mail as Atualizações do Blog!

Responsive image

Edvania Santos


Coach Feminino que Acredita Num Mundo com Mulheres Super Confiantes Capazes de Demonstrar Seu Grande Potencial.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão

Campos obrigatórios são marcados com *